Eça de Queiroz


Minhas Praias


Editorial


Martha Medeiros


A Magia de um Contador de Histórias


Lavradio


17° Encontro de Haicai


                Notícias


Edições


Página Inicial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prêmio Mulheres

 

 

no Mercado

 

Rosani Abou Adal e Eunice Arruda

 

 

O Prêmio Mulheres no Mercado instituído e criado, em 2003, pela Casa de Cultura de Santo Amaro, unidade da Secretaria Municipal de Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, objetiva evidenciar as mulheres que se destacam no cenário artístico e cultural. Coordenado por Adelino Ozores Neto,  conta com a produção cultural de Maria Inês Badra.

A solenidade de entrega do prêmio realizada no dia 10 de novembro, na Casa de Cultura Santo Amaro, em São Paulo, contou com o apoio das empresas Gráfica Ycar, La Galette Buffet, Reciclar Eventos e Helwa Flores; com a participação especial do artista plástico Ricardo Tornice e do pianista Carlos Eduardo César Costa (Kadu).

Rosani Abou Adal, premiada na edição anterior, na categoria literatura, entregou o prêmio à laureada deste ano, Eunice Arruda. As laureadas receberam como prêmio um prato de porcelana pintado a mão, pela artista plástica Cécilia Tanaka.

A Casa de Cultura funciona no antigo prédio do Mercado Municipal de Santo Amaro, marco histórico de São Paulo. Inaugurado em 1897, cumpriu papel importante no abastecimento, abrigando após seu fechamento em 1958 inúmeras atividades, até que em 1972, por interferência do renomado e saudoso artista plástico Júllio Guerra, o Departamento de Patrimônio Histórico e o Condephaat realizaram o tombamento histórico do prédio, sendo incorporado em 1980 à Secretaria Municipal de Cultura com a proposta de desenvolver atividades culturais.

Na primeira edição, em 2003, receberam a láurea: Ana Maria Quadros, Mirtes Bernardes, Siwa, Carla Vilena, Milú Vilela, Denise Stocklos, Beth Carvalho e, na categoria literatura, Ruth Rocha.

Em 2004, o  prêmio Mulheres no Mercado agraciou Nívea Maria, Isabel Cardoso, Márika Gidali, Roseli Tardelli, Rosani Abou Adal,  Mônica Giardini,  Lília Schwarcz, Tita Dias e Carol Badra.

A edição de 2005 contemplou Eunice Arruda, Literatura; Rosi Campos, Artes cênicas; Barbará Altstadt, Artes plástica; Vera Dias, Artes visuais; Lilia Shaw, Dança; Marlene Querubim Jardim, Empresarial; Patrícia Maldonado, Jornalismo; Mercedes Mattar, Música:; Silvia Maltese, Pesquisa; e Cláudia Costin; Política.