Genésio Pereira Filho


Editorial


Sem Saída


O Estudo Técnico da Literatura: a Narrativa


Ao Embalo da Manga madura


O Silêncio dos Intelectuais


Na Lata do Poeta


Concursos


Um Cidadão Chamado FERNANDO MURALHA


Carta da Academia de Letras de Campos do Jordão


Novo livro de Audálio Dantas: A infância de Mauricio de Sousa


Notícias


Edições


Página Inicial

 

 

 

 

 

 

 

João Meireles Câmara

Digno presidente da Mesa Diretora dos Trabalhos

Jornalista Antônio Carvalho Mendes

Cara Rosani Abou Adal, nossa homenageada de hoje

Meu caro mestre, Murilo Antunes Alves

Demais componentes da Mesa

Conta-se que, certa vez, realizava-se em Atenas um evento esportivo em um Estádio, completamente lotado, com entrada franca. Um homem de idade avançada entrou no Estádio, percorreu um lugar. Encaminho-se para o lado oposto, onde estava um grupo de pessoas vestidas de um modo diferente das outras, todas sentadas. Com a aproximação daquele homem todo o grupo levantou-se imediatamente. O ancião sentou-se e todos fizeram o mesmo. Disseram então os espartanos: Atenas sabe, os velhos devem ser respeitados, Esparta respeita os velhos.

É estatuário na UBE - União Brasileira de Escritores, que quando o membro da Diretoria ou do Conselho, de hierarquia superior, não estiver presente, o membro da Diretoria ou do Conselho que estiver deve representá-la.

Nesta homenagem a você, amiga Rosani, não há ninguém da Diretoria e somente eu do Conselho. A exemplo dos espartanos sei que não deve apenas conhecer os limites do Secretário do Conselho Consultivo e Fiscal da UBE, mas também participar desta homenagem, em nome daquela entidade cultural, na qual você tem demostrado competência funcional e profissional, com uma colaboração eficiente.
Este perfil, se é que o demonstre, estes gestos, se é que transparecem , esta voz, se é que retumba, este pensar, se é que flui, esta maneira de fazer com alegria o que tem e deve ser feito, não foram talhados pelas lições de homem. São os traços, é o molde, a têmpera, os horizontes apontados na infância, pelo perfil de uma mulher. Minha mãe. Perdi meu pai muito cedo. Minha mãe, mulher devota, dizia que Deus nos tirou nosso pai. Ela não daria outro.

Nos quadros da religião e da História dos povos, avultam lições de mulheres destemidas. Rebeca, Judithe, Ester, Lucrécia, virgem que se matou por ter sido violentada pelo filho de Tarquínio, o soberbo, Teodora, no reinado de Justiniano; Maria Quitéria e Anita Garibaldi no Brasil.

Ainda hoje sou dominado por mulheres. Minha mulher e duas filhas. Como tudo é no voto, perco sempre de três a zero. Derrota gostosa. Elas têm o sexto sentido, que nos falta, a nós, os homens. Indaga-se se a obra que consagra o artista ou se é o artista quem consagra a obra. No jornalismo, na poesia, na arte de fazer amigos, você, Rosani, tem conseguido a harmonia dos dois feitos. Receba, pois, estas singelas palavras, em nome da UBE, nesta homenagem que a Ordem dos Velhos Jornalistas merecidamente lhe presta.

Homenagem Ordem de Mérito.

Ordem dos Velhos Jornalistas.

Terraço Itália

São Paulo 8 de setembro de 2005.

João Meireles Câmara é escritor, advogado e conselheiro da União Brasileira de Escritores.