Página Inicial

Os Editores

Colaboradores

Clientes

Edições

Xavier

Fale Conosco

Contato

Como Assinar

A Tribuna

Sites Escritores

Links

 

Linguagem Viva, jornal literário, tablóide mensal, fundado em setembro de 1989, por Adriano Nogueira e Rosani Abou Adal.

     Circula no mercado há 27 anos sem interromper a periodicidade. É encartado em A Tribuna Piracicabana e distribuído a assinantes, escritores, faculdades, professores, editoras, livrarias, bibliotecas, entidades culturais e Academias de Letras.

Começou com 6 páginas, composição a quente, impressão tipográfica. Na edição nº 20, com 8 páginas, passou a ser impresso em off-set. No sexto ano de circulação mudou para impressão em rotativa e composição a laser. A edição nº 229, setembro de 2008, em comemoração aos 19 anos de fundação do jornal, circulou colorida.

Promoveu o I Concurso de Poesias Linguagem Viva, em 1993, editando os trinta classificados em antologia, com apoio da Fundação Biblioteca Nacional, União Brasileira de Escritores e Scortecci Editora.

Em agosto de 1995, Linguagem Viva recebeu certificado da International Writers and Artists de participação da International Literary Magazine.

Em maio de 1997, os editores de Linguagem Viva receberam diploma de Mérito Cultural da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro pelos serviços prestados à literatura.

A edição especial n.º 100, dezembro de 1997, circulou com 16 páginas. Foi realizada, de 1 a 12 de dezembro, Exposição Iconográfica do jornal na Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Um histórico da vida de Linguagem Viva durante toda a sua existência, incluindo fotos, fotolitos, clichês e documentos.

Linguagem Viva promoveu eventos, debates, palestras e edições especiais. Organizou em parceria com o Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa Sábados Poéticos, entre outras atividades de difusão cultural.

Em dezembro de 1999 promoveu Viva o Timor Leste - história, política, imprensa e cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa. O evento, realizado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, apresentou exposição de fotos, livros, vídeos e palestras.

Editou, em parceria com CEAFP, Timor - Passado, Presente e Futuro, edição especial da Revista do Centro de Estudos Americanos Fernando Pessoa, dezembro de 1999.

Os editores participaram como integrantes debatedores do Grupo de Estudos Imprensa Alternativa, no III Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Línguas e Literaturas, promovido pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, maio de 2000.

Os editores receberam moção da Câmara dos Vereadores de Piracicaba pelos serviços que vêm prestando à cultura.

Aos 23 dias do mês de junho de 2004 faleceu, em Piracicaba, Adriano Nogueira.

No dia 8 setembro de 2005, Rosani Abou Adal recebeu diploma de mérito cultural da Ordem dos Velhos Jornalistas pelos serviços que vem prestando à cultura como editora do jornal

Linguagem Viva, em setembro de 2005, recebeu diploma de honra ao mérito do Movimento Poético em São Paulo.

Os 20 anos de circulação do jornal, em setembro de 2009, foi comemorado com um evento e exposição iconográfica do jornal, no Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

A edição comemorativa, nº 241, 20 anos, circulou em cores, com 16 páginas, e abrigou mensagens da presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo Nelly Martins Ferreira Candeias, do presidente do Sindicato dos Escritores do Estado de São Paulo Nilson Araújo Souza, do secretário da Academia Paulistana Maçônica de Letras Roberto Scarano, do Presidente da Comissão de Direito da Propriedade Imaterial da OAB-SP Paulo Oliver, do Presidente da União Brasileira de Escritores Levi Bucalem Ferrari, do Presidente da Associação Brasileira de Imprensa-ABI Maurício Azêdo, Norberto do Presidente da Associação de Escritores de Bragança Paulista Moraes Alves, de Napoleão Valadares, Caio Porfírio Carneiro, Claudio Willer, do Presidente do Clube de Poesia de São Paulo Milton de Godoy Campos, do Presidente da Academia de Letras e Artes de Araguari Gessy Carísio de Paula, de Magaly Trindade Gonçalves, Zina C. Bellodi, Ivana Maria França de Negri, de Regina Sormani (coordenadora regional AEILIJ SP - Associação dos escritores e Ilustradores de literatura infantil e juvenil de São Paulo), de Andreia Aparecida Silva Donadon Leal (Diretora do Jornal Aldrava Cultural e Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - MG), de Erich Vallim Vicente (editor de A Tribuna Piracicabana) e de João Barcellos.

O jornal recebeu Voto de Jubilo da Câmara Municipal de São Paulo pelo aniversário de 20 anos. Foi agraciado com diploma de Mérito Cultural e medalha à Rosani do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - MG.

No dia 31 de outubro realizou evento comemorativo dos anos e homenagem a Adriano Nogueira, no SESC Piracicaba, com o apoio da Academia Piracicabana de Letras, do Clube Literário de Piracicaba e do Grupo Oficina Literária de Piracicaba.

No dia 31 de maio de 2014 foi realizado evento comemorativo do 25º aniversário do jornal no Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo, com apoio da Associação Brasileira de Imprensa, Sindicato dos Escritores no Estado de São Paulo, Sindicato dos Bibliotecários do Estado de São Paulo, da APROFEM e Vinícola Aurora.  A edição comemorativo foi a de nº 301, setembro de 2014.

Os selos comemorativos dos 20 e dos 25 anos do jornal foram criado por Xavier.