Edições

Gramímeas - Caio

Luiz Papi

Escreva Corretamente

Notícias

Editorial

Página Inicial

Livros

O Primeiro Regresso

Harry Potter

 

Agostinho e Vieira Mestres de Sujeitos!

 

Mariana d´Almeida y Piñon

 

O escritor e jornalista cultural João Barcellos e o filósofo Manuel Reis em ensaio sobre o Prof. Agostinho da Silva e o Pe Vieira.

  A editora ProfEdições, do Porto, norte de Portugal, lançou “Agostinho e Vieira: Mestres de Sujeitos!”, que contém o ensaio-conferência “Agostinho da Silva: O Filósofo Da Lusa Essência”, de João Barcellos, e o ensaio “Revelações sobre Agostinho e Vieira do Lado dos Sujeitos”, de Manuel Reis.

A reunião desses estudos deu-se “...pela dinâmica lítero-cultural entre o Centro de Estudos do Humanismo Crítico [CEHC, Guimarães-Pt],  dirigido pelo professor e filósofo Manuel Reis, e o Grupo Granja, entidade internacional fundada em Cotia, na Grande São Paulo, em 1996, dinâmica essa que gerou vários trabalhos publicados, com apoio da editora Edicon [de São Paulo], com sucesso entre a intelectualidade que rejeita o mero exercício mercantil na divulgação das suas obras”, afirmou João Barcellos à TN Comunic. Acerca do seu ensaio, ele disse que “...após uma palestra na Universidade Federal de Santa Catarina, sobre Fernando Pessoa e Machado de Assis, em 1991, convidaram-me para fazer uma outra sobre o educador Agostinho da Silva, mas não pude concretizar na época por estar com uma série de eventos já agendados, e agora, surgiu a oportunidade de publicar o trabalho em Portugal tendo a honra de estar junto do amigo, mestre e filósofo Manuel Reis”.

O livro traz para a praça literária brasileira o conceito de humanismo crítico com o qual trabalharam Antônio Vieira e Agostinho da Silva, e deve ser lembrado que esse conceito esteve na base do ideal de “universidade federal pública” estabelecido pelo Prof. Agostinho no Brasil. Também, “Agostinho e Vieira: Mestres de Sujeitos!” é um livro que continua as coletâneas e outros livros, em que Barcellos e Reis são autores de referência, e particularmente “Mito-História & Épica”, de 2004 [Edit Edicon], que já é “uma obra rara, só conseguida no mercado negro e a preço exorbitante”, como disse a Profª Maria Vidal em recente conferência.

ProfEdições, Porto/Pt -www.profedicoes.pt - Mariana d´Almeida y Piñon  - TN Comunic - terranovacomunic@terra.com.br